• Santa Rosa do Sul

    MIN 22ºMAX 26º
  • Jacinto Machado

    MIN 20ºMAX 35º
  • Balneário Gaivota

    MIN 22ºMAX 29º
  • Araranguá

    MIN 22ºMAX 32º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 22ºMAX 27º
  • Sombrio

    MIN 22ºMAX 29º
Ver mais

Região

25/07/2017  às 16hs18

Padre Antônio Vander é eleito personalidade do ano

Premiação aconteceu em Içara


Foto: Pascom Paróquia São Donato

Foto: Pascom Paróquia São Donato


Na opinião dos içarenses, a personalidade de maior destaque da cidade atualmente é o padre Antônio Vander da Silva, além de pároco, também reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. A escolha da comunidade foi realizada através da entrevista de 500 moradores do município pelo Instituto de Pesquisa Catarinense para o Top Of Mind 2017. Junto com o religioso, foram premiadas também as marcas mais lembradas no comércio do município. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 24.

Natural de Sombrio, Antônio chegou a fazer vestibular para Medicina, foi aprovado, mas nunca cursou. Desde adolescente ele já dizia que queria ser padre. O ingresso no Seminário Menor em Tubarão ocorreu em 15 de fevereiro de 1998. Em seguida fez Filosofia, Teologia e especialização em Direito Canônico. A ordenação diaconal ocorreu na Igreja Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller, no dia 12 de março de 2006. Já a ordenação presbiteral aconteceu na Igreja Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, no dia 1 de julho de 2006.

Em Içara desde janeiro de 2013, padre Vander colocou a matriz São Donato ainda mais próxima ao padroeiro através de uma relíquia do santo italiano. Também obteve de volta a antiga igreja matriz, agora denominada como Igreja da Misericórdia. Além disso, inseriu na praça a imagem de padre Bernardo Junkes em uma estátua de tamanho real do primeiro pároco, recuperou a tradição do Cerco de Jericó e instituiu a Missa de Cura e Libertação. Mas o principal legado foi a construção do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.