• Sombrio

    MIN 17ºMAX 24º
  • Jacinto Machado

    MIN 17ºMAX 29º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 18ºMAX 22º
  • Balneário Gaivota

    MIN 17ºMAX 24º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 18ºMAX 22º
  • Araranguá

    MIN 17ºMAX 25º
Ver mais

Religião

15/08/2018  às 20hs57

Ministros de toda a Diocese se reúnem no Santuário do Coração de Jesus neste domingo

Mais de 1.400 ministros


Foto: Adriana Silva

Foto: Adriana Silva


A tarde e a noite do próximo domingo, 19, serão de intensa espiritualidade e oração, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. Mais de 1.400 ministros de todas as paróquias da Diocese de Criciúma estarão reunidos, por ocasião do III Retiro e Concentração Diocesana para Ministérios Leigos.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, da Palavra, para o Batismo, para as Exéquias e Testemunhas Qualificadas para o Matrimônio estarão reunidos no encontro, que terá início às 14h30min e findará às 20h. Com o mesmo tema do Ano Nacional do Laicato, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o Retiro será conduzido pelo Reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), padre Antônio Marcos Machado Madeira.

“Tendo presente o Ano Nacional do Laicato, que nos chama à comum dignidade batismal e nos faz ver que todos, na Igreja, estamos a serviço do único projeto: o Reino de Deus! E que somos instrumentos de Deus para a vida das nossas comunidades, a Comissão Diocesana de Liturgia convida todos que exercem ministérios leigos nas paróquias e comunidades eclesiais para fazer novamente esta experiência de comunhão”, salienta o assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica, padre Maxssuél Mendonça.

Celebrações coroam o encontro

O Retiro contará com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que presidirá a santa missa, às 15 horas. Próximo à hora do Ângelus, será rezado o terço luminoso, na intenção de todas as famílias. A concentração terminará com a bonita celebração do lucernário, quando os ministros farão sua oração por todos os ministros leigos e ordenados e também pelos 20 anos de instalação da Diocese de Criciúma.

Ocasião para manifestar a solidariedade

Um gesto concreto deve marcar o encontro: além de trazerem seus próprios lanches, para partilha no local, cada membro das comarcas pastorais é convidado a fazer sua doação em prol dos seminários, casas de recuperação e Asilo São Vicente de Paulo. As comarcas de Urussanga e Nova Veneza deverão trazer óleo de cozinha e pó de café; as comarcas de Araranguá, Santa Rosa do Sul e Turvo, toalhas de banho; e as de Criciúma e Içara, pacotes de fraldas geriátricas. Cada grupo deverá procurar o local de entrega das doações, junto à Casa do Peregrino.


*Diocese de Criciúma