• Balneário Arroio do Silva

    MIN 17ºMAX 20º
  • Araranguá

    MIN 16ºMAX 20º
  • Balneário Gaivota

    MIN 16ºMAX 20º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 17ºMAX 19º
  • Sombrio

    MIN 16ºMAX 20º
  • Jacinto Machado

    MIN 14ºMAX 21º
Ver mais

Educação

13/02/2017  às 12hs24

Mais de 530 mil estudantes retomam às aulas nesta segunda-feira

Mudanças no ano escolar


Foto: Pâmela Simas Fogaça

Foto: Pâmela Simas Fogaça


As 1.080 escolas da rede estadual de ensino receberão, a partir desta segunda-feira, dia 13, mais de 530 mil estudantes na volta às aulas. As novidades deste ano passam pelas diferentes grandes áreas educacionais: pedagógica; gestão e infraestrutura.

O carro-chefe de 2017 é o ensino médio integral ofertado em 16 escolas. O programa terá o estudante como protagonista, como agentes de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. As disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. "Desta forma, os estudantes aprendem de maneira mais significativa e concreta, articulando teoria e prática. Há horá­rios para cada aula, mas as diferentes matérias são aprendi­das de modo articulado", explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

Outra novidade é o novo modelo de avaliação do processo ensino-aprendizagem. A recuperação passa a ser paralela e em qualquer tempo durante o ano letivo. Para isso, a escola oferecerá novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente por parte do aluno. A aprovação também muda e se dará a partir da média anual igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.


*Governo de SC