• Sombrio

    MIN 11ºMAX 21º
  • Jacinto Machado

    MIN MAX 23º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 13ºMAX 20º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 14ºMAX 20º
  • Araranguá

    MIN 10ºMAX 21º
  • Balneário Gaivota

    MIN 11ºMAX 21º
Ver mais

Educação

25/02/2017  às 19hs56

Lançado edital para reforma e ampliação do Catulo


Foto: Brenner/Panoramio

Foto: Brenner/Panoramio


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou nesta sexta-feira, dia 24, o edital de licitação da Escola de Educação Básica Catulo da Paixão Cearense, do Município de Sombrio, área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá. O lançamento foi feito pelo Secretário Eduardo Deschamps com a presença do secretário executivo da ADR Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila, deputados, professores, pais, ex-alunos e equipe gestora da escola.

A obra de reforma e ampliação será em uma área de cerca de 4.200 m², no prédio desativado localizado no centro da cidade. O investimento será de R$ 3.811.783,62 por meio do Pacto pela Educação, do Governo do Estado. Atualmente a escola funciona provisoriamente em um prédio alugado, onde estudam mais de 370 alunos do ensino Fundamental e Médio. “Esta obra é fundamental para dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Com certeza trará muito benefício para toda população”, comenta a diretora da escola, Fabrícia Monteiro Caetano Alves.

Para Ávila este foi um trabalho em equipe. “Tivemos muitas dificuldades em conseguir toda a documentação para dar andamento ao projeto, mas cada um fez a sua parte e hoje estamos dando o pontapé inicial desta importante obra”, explica. “Essa assinatura não poderia esperar mais”, foi assim que o secretário Deschamps iniciou a sua fala, se referindo a sexta-feira de Carnaval. “Todos estávamos ansiosos em poder assinar este edital. É mais um passo importante, porém temos ainda uma longa caminhada até entregar a escola novinha como todos desejamos. O projeto está 100% e nossa expectativa é que seja uma construção rápida, já que todo o recurso está assegurado”, destaca.

A ex-aluna, ex-professora e ex-supervisora da escola, Leonor Ramos Kras Borges, aproveitou o momento para entregar ao secretário Deschamps o livro de sua autoria Catulo uma escola para guardar no coração e ficar na história. “Esta escola faz parte da história de Sombrio. Muita gente já estudou nela. São 111 anos de história desde quando funcionava em casas particulares até estar no local onde está hoje. Ela realmente precisa de uma reforma e estará nova mais uma vez”, evidencia a autora.