• Santa Rosa do Sul

    MIN 18ºMAX 24º
  • Jacinto Machado

    MIN 13ºMAX 29º
  • Araranguá

    MIN 16ºMAX 27º
  • Sombrio

    MIN 16ºMAX 26º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 18ºMAX 25º
  • Balneário Gaivota

    MIN 16ºMAX 26º
Ver mais

Esportes

17/11/2017  às 16hs59

Jerva inicia em Sombrio

Competição terá nove dias de disputas com 14 cidades participando de 17 modalidades


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A abertura dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá, o Jerva, e dos Parajogos Escolares, o ParaJerva, levou uma multidão ao ginásio municipal Rogério Valerim, em Sombrio, emocionando todos os participantes com apresentações culturais, hino nacional e municipal, inauguração de quadra e ascendimento da Tocha Esportiva Municipal e da pira do Jerva.

Mesmo com a forte chuva que caiu bem no horário da abertura, muitos atletas de outros municípios e torcedores sombrienses estiveram no ginásio, dando um colorido especial à cerimônia. A recepção, no ginásio, se deu através de uma grande roda de capoeira, realizada por grupos locais, enquanto todos se acomodavam nas arquibancadas.

Oficialmente, o evento iniciou com a formação do hall de autoridades, onde o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, recepcionou o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o deputado estadual Manoel mota, o secretário Heriberto Afonso Schimidt e demais lideranças locais e regionais.

O grupo de Dança do Ceac apresentou a coreografia "Minha Pátria meu Brasil", numa compilação de músicas e muito gingado variando ritmos desde o samba até o funk, e levou os presentes a loucura. Outro ponto importante da festa foi a entrada das delegações dos 14 municípios que participam desta edição, de 15 possíveis. Com Sombrio na frente, as delegações se postaram uma a uma, ocupando meia quadra e lá ouviram o Hino Municipal de Sombrio, tocado e cantado pelo projeto "Som Voz e Harmonia", e o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo grupo "Tocata", ambos da Casa da Cultura de Sombrio.

"As apresentações foram lindas. Do Ceac, do Som Voz e Harmonia e do Tocata. Todos no ginásio se encantaram e começaram a entrar no clima desta grande festa", comentou a vice prefeita, Gislaine Cunha. A quadra utilizada pela primeira vez na noite de ontem, na vitória de Sombrio sobre Praia Grande no futsal feminino, por 5 a 0, e no empate em 2 a 2 pelo futsal masculino entre Sombrio e Jacinto Machado, foi inaugurada também durante a abertura. Conquistada através de recursos encaminhado via Fesporte, que hoje é presidida pelo sombriense Erivaldo Nunes Caetano Júnior, é a primeira quadra modular da região, um modelo de piso em que joga a Seleção Brasileira de Futsal.

"Conseguimos destinar esse recurso a Sombrio e hoje posso ver que fizemos bem. Está muito linda esta cerimônia e todos vocês, desportistas que aqui estão muito me orgulham e orgulham o Vale do Araranguá por estarem fazendo o bem, praticante esporte e se confraternizando de maneira tão linda", disse o secretario Pavan.