• Araranguá

    MIN 15ºMAX 27º
  • Jacinto Machado

    MIN 13ºMAX 31º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 17ºMAX 22º
  • Sombrio

    MIN 15ºMAX 26º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 16ºMAX 23º
  • Balneário Gaivota

    MIN 15ºMAX 26º
Ver mais

Região

09/08/2017  às 11hs41

IBGE apresenta em Araranguá informações sobre o Censo Agropecuário

Coleta de dados na região


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, acompanhado da gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 8, o gerente Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Amilton Machado Marinho.

Na oportunidade, o gerente do IBGE convidou o secretário executivo a integrar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), bem como solicitou que todos os diretores das 43 escolas estaduais da Região também sejam indicados a participarem das Comissões em seus respectivos Municípios.

Amilton explicou que na jurisdição do IBGE Regional, dos 15 Municípios, 6 já receberam a instalação das Comissões, entre eles Turvo, Ermo, Sombrio, Balneário Gaivota, Araranguá e Balneário Arroio do Silva (nos dois últimos a instalação da CMGE aconteceu nesta terça-feira, 8). “Em um primeiro momento, a Comissão estará particularmente dedicada aos trabalhos do Censo Agro 2017, levantamento que será iniciado em outubro para obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país, mas é oportuno registrar que a intenção do IBGE é dar um caráter permanente às Comissões”.

Será realizada a coleta de dados do Censo Agro 2017 em todas as unidades de produção dedicadas total ou parcialmente a atividades agropecuárias, florestais e agrícolas, independente do tamanho, pessoa física ou jurídica. Serão levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas, com objetivo de promover um planejamento e monitoramento da estrutura agropecuária brasileira.

O gerente do IBGE disse ainda que pela dimensão da tarefa a ser realizada, é importante contar com o apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local e entidades, o que pode contribuir para garantir a ampla cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas. O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, sinalizou de forma positiva no que diz respeito à sua participação na Comissão, bem como dos representantes de cada uma das escolas estaduais da Gered na constituição das Comissões nos demais Municípios do Extremo-Sul.