• Santa Rosa do Sul

    MIN 18ºMAX 24º
  • Sombrio

    MIN 16ºMAX 26º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 18ºMAX 25º
  • Jacinto Machado

    MIN 13ºMAX 29º
  • Araranguá

    MIN 16ºMAX 27º
  • Balneário Gaivota

    MIN 16ºMAX 26º
Ver mais

Educação

28/11/2017  às 18hs19

Gêmeos compartilham a paixão em ser professor

Ramon e Dairan ingressaram com 100% de bolsa pelo Escolha Unesc


 Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima


Sorriso, cor dos olhos, cabelos, jeito de andar, tudo em dobro. Ao longe, o casal de gêmeos idênticos Ramon e Dairan Selau chamam a atenção por gostarem de ser iguais, das roupas às tatuagens. No entanto, o que eles não imaginavam é que a profissão também seria a mesma: ser professor. A paixão nasceu no coração dos dois por meio da irmã, que seguiu pelo mesmo caminho. Vindos de Morrinhos do Sul, os gaúchos encontraram no Escolha Unesc a oportunidade de concretizar o sonho de entrar no Ensino Superior.

Com 100% de bolsa nas Licenciaturas, Ramon entrou no curso de Geografia, e Dairan optou pelo curso de Artes Visuais. Segundo eles, se não fosse essa oportunidade, seria impossível ingressar em uma Universidade. "A bolsa possibilitou a entrada dos dois juntos no Ensino Superior. Somos de muito longe, seria impossível nos mantermos e ainda pagar a mensalidade", comentou Ramon.

Logo assim que entraram no curso, os dois conseguiram estágio na mesma escola. Atualmente, os gêmeos atuam como auxiliares na Escola Marcilio Dias Santiago, localizada na Vila Manaus. Eles comentam que o contato com a profissão ainda no início da graduação mostrou a certeza do caminho a ser seguido: transformar a sociedade por meio da educação.

"A vulnerabilidade do bairro em que a escola está inserida é grande, muitas possuem a família extremamente desestruturada. De início você pensa que não vai conseguir alcançar as crianças, mais aí você percebe que muitas precisam só de atenção e carinho para criarem confiança, e é neste caminho que se fortaleceu o aprendizado. Elas só precisam de um exemplo que possa influencia-las a seguirem o rumo certo, e esse é o papel do professor.", comentou Ramon.

Dairan conta que ao ter contato com a sala de aula, ele associou a atual situação do Brasil com o desempenho dos alunos. "O estímulo dado pelo professor aos estudantes é fundamental na formação deles como cidadãos. Ele faz muito mais do que os políticos que estão lá em cima no poder. Falta educação no país, e ela é a saída para os nossos problemas, o que fortalece ainda mais a vontade de atuar na Rede Pública de Ensino", afirmou o aluno.

Escolha Unesc

Os interessados em ingressar no Ensino Superior em 2018 podem participar do Escolha Unesc, que está com inscrições abertas (online) até o dia 9 de março. As inscrições também ocorrem de forma presencial, sendo que o primeiro período é entre 27 de novembro e 21 de dezembro.

O ingresso se dá por meio do Histórico Escolar e o acadêmico tem a oportunidade de participar do Nossa Bolsa, e ser beneficiado com bolsas de estudos de 70% ou 100%, dependendo do seu perfil socioeconômico. Na primeira fase, também há a possibilidade de descontos de 30% ou 20%,

Na Unesc, o calouro vai encontrar cursos nas áreas de educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – devido a qualidade de seu processo de aprendizagem, infraestrutura e qualificação dos professores da Unesc.