• Jacinto Machado

    MIN MAX 24º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 13ºMAX 20º
  • Balneário Gaivota

    MIN 12ºMAX 21º
  • Araranguá

    MIN 11ºMAX 22º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 13ºMAX 19º
  • Sombrio

    MIN 12ºMAX 21º
Ver mais

Região

11/07/2017  às 13hs13

Epagri participa de ação para recuperar mata ciliar em Meleiro

Trecho de 100 metros foi recuperado


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Por meio de uma ação articulada entre Gerência Regional da Epagri de Araranguá, Associação de Irrigantes, prefeitura de Meleiro, Escola Municipal Inês Tonelli Nápoli e o agricultor Valmir Concenço, foi realizada a recuperação de um trecho de 100 metros da mata ciliar do rio jundiá na comunidade de Boa Vista, em Meleiro.

De acordo com o gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, essa ação inicia com a consciência ambiental do agricultor e o projeto Ingabiroba, da Associação de Irrigantes, em parceria com a Epagri. “Como o tema da preservação ambiental é trabalhado em sala de aula, os alunos da escola municipal de Meleiro Inês Tonelli Nápoli foram envolvidos na atividade para conhecerem na prática as técnicas da recuperação de mata ciliar”, explicou.

O prefeito de Meleiro, Eder Matos, disse aos alunos que em pouco tempo, eles poderão perceber a importância do ato que estavam executando. “Dentro de 3 anos, quando retornarem ao local, uma pequena mata já estará formada, possibilitando uma riqueza de espécies de pássaros e diversas espécies de plantas que irão aparecer com a ajuda dos pássaros”.

O projeto Ingabiroba envolve os produtores de arroz por meio de suas associações ou cooperativas de irrigantes nas regiões de Criciúma e Araranguá, e possui o objetivo de recuperar a mata ciliar.