• Balneário Arroio do Silva

    MIN 17ºMAX 21º
  • Balneário Gaivota

    MIN 15ºMAX 23º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 17ºMAX 21º
  • Sombrio

    MIN 15ºMAX 23º
  • Jacinto Machado

    MIN 12ºMAX 26º
  • Araranguá

    MIN 15ºMAX 25º
Ver mais

Religião

15/06/2017  às 12hs23

Corpus Christi: ser presença eucarística e rezar pelo Brasil

Feriado nacional


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Nesta quinta-feira, 15, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, comumente chamada de Corpus Christi, único dia do ano em que a Igreja permite a exposição pública da Eucaristia – o Santíssimo Sacramento – com procissão pelas ruas. A solenidade recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e também a Instituição da Eucaristia. A celebração teve início em 1246, na Bélgica, após visões da religiosa agostiniana Juliana de Cornion, e estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV, em 1264, tomando força nos séculos subsequentes.

“Nós saímos à rua, em procissão, lembrando este grande mistério do amor de Deus pela humanidade; Jesus não só entregou sua vida lá na cruz, mas continua nos entregando o alimento – o seu corpo e o seu sangue – que é o que de mais precioso existe sobre a face da terra. Nós, cristãos católicos, temos acesso a essa maravilha tão grande que nem os anjos do céu podem experimentar”, afirma o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Algumas paróquias da Diocese de Criciúma aproveitam a solenidade da Igreja para incentivar a solidariedade dos fiéis com os irmãos mais necessitados. A maioria pede a doação de agasalhos, mantas ou cobertores para enfrentar o inverno e algumas também solicitam alimentos ou produtos de limpeza e higiene.