• Araranguá

    MIN 15ºMAX 26º
  • Balneário Gaivota

    MIN 15ºMAX 25º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 18ºMAX 23º
  • Sombrio

    MIN 15ºMAX 25º
  • Jacinto Machado

    MIN 11ºMAX 28º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 18ºMAX 23º
Ver mais

Economia

25/01/2018  às 21hs04

Campo Demonstrativo da Cooperja terá novidades


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Agricultores de todo Sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já podem se preparar para conhecer novidades do setor agropecuário. Dias 7 e 8 acontece o 14º CDC - Campo Demonstrativo Cooperja. O evento pretende reunir mais de 2 mil pessoas interessadas em aprender mais, conhecer novas tecnologias e práticas de manejo, para obter maiores produtividades e também aumentar a rentabilidade da sua lavoura. O secretário estadual de agricultura, Moacir Sopelsa já confirmou presença no evento.

Segundo o coordenador do evento, o eng. agrônomo Célito Mezzari este é o maior evento da Cooperativa, é também o maior Dia de Campo do Sul do estado. "A cada ano nosso objetivo é melhorar o evento. Para isso nessa edição buscamos apresentar várias novidades e agregar conhecimento aos agricultores, possibilitando tornar a agricultura mais eficiente. Montamos uma programação completa, com várias atrações e para toda a família", destaca o coordenador.

Nesta edição, será realizado um circuito único e interativo de visitação. Será um caminho para o público visitar as parcelas de culturas agrícolas, de todas as empresas e atrações, dando visibilidade a todas as atividades que serão realizadas no Campo. As práticas como lavouras lado a lado, colheitas, visualização de raízes, degustações e, simulações de produtividades, estarão presentes. "Situações como estas estimulam e prendem a atenção do produtor, fazendo com que ele entenda melhor a importância do que está sendo apresentado, e posteriormente implementa o que aprendeu na sua lavoura", explicam Mezzari.

Com relação a exposições de máquinas e equipamentos, estão programadas várias atividades práticas, principalmente com apresentações de tratores. Inclusive, será apresentado um novo modelo de colheitadeira, que fará a colheita de uma área, dando início a colheita de arroz da Cooperja. Também estão programadas atividades inéditas como: apresentação de uma nova cultivar de arroz, a Primoriso CL, que apresenta alta qualidade de grão, esta será apresentada ao público por pesquisadores da Basf, empresa que desenvolveu a cultivar e que domina a tecnologia; apresentação da empresa Delta Plastics, que demonstrará soluções para conduzir água entre canais e para irrigação de lavouras(através desse novo sistema de irrigação permite-se aumentar a eficiência no uso da água, e principalmente rotacionar o plantio de várias culturas); a Epagri estará presente no evento participando de várias estações, e realizará apresentações e mostrará resultados de suaspesquisas; plantio de milho com irrigação subterrânea, com tecnologia da Netafim, uma empresa Israelense (o sistema de irrigação irriga a cultura por baixo do solo, permitindo reduzir custos, fornecendo apenas a quantidade necessária de água e permitindo a rotação de culturas e;plantio de várias áreas de soja, sendo uma plantada dentro de uma quadra de arroz, onde no último ano foi plantado arroz em sistema pré germinado (o objetivo é mostrar que existem opções de rotação de culturas e de rentabilidade para o produtor rural).

As atividades relacionadas a novas tecnologias no agronegócio estarão bem presentes, como a palestra sobre agricultura digital e drones na agricultura, da Horus Aeronaves. A palestra sobre passos, da empresa Aegro, mostrará possibilidades para melhorar a gestão da propriedade através do uso de sistemas de gestão. Além disso, a empresa Sky Drones fará uma demonstração do drone Pelicano, realizando voos e simulações de aplicações de defensivos numa lavoura, algo inédito para a região. "A tecnologia está muito perto do produtor e queremos oportunizar que ele conheça e tenha acesso a essas novas tecnologias, possibilitando aumentar a eficiência da propriedade" declara Mezzari.