• Araranguá

    MIN MAX 17º
  • Jacinto Machado

    MIN MAX 19º
  • Balneário Arroio do Silva

    MIN 10ºMAX 16º
  • Balneário Gaivota

    MIN MAX 17º
  • Santa Rosa do Sul

    MIN 10ºMAX 17º
  • Sombrio

    MIN MAX 17º
Ver mais

Religião

25/03/2018  às 23hs18

Bispo preside bênção de ramos no Santuário SCMJ

Bispo recordou a agonia de Jesus


Foto: Adriana Silva

Foto: Adriana Silva


Na manhã deste Domingo de Ramos, 25, o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu a bênção com procissão de ramos e missa no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. "Nós estamos aqui num lugar muito especial para começarmos a Semana Santa. O próprio Santuário foi construído em forma de cruz. Toda a planta dele mostra a cruz do Senhor e, o Coração de Jesus é, sem dúvida, o maior sinal que podemos ter entre nós, porque foi desse Coração, transpassado pela lança do soldado, de onde jorrou água e sangue que lembram a Igreja e os sacramentos que nasceram do lado de seu Coração. Hoje estamos celebrando o grande mistério do ano e é muito importante que participemos, porque nós fomos salvos por este mistério. Somos filhos e filhas escolhidos herdeiros para a vida eterna", enfatizou o Bispo.

Dom Jacinto motivou os fieis a vivenciarem bem a Semana Santa, com o coração voltado para Jesus, sentindo-se, ao mesmo tempo, amados, acolhidos e perdoados por Ele, por meio do sacramento da confissão oferecido pela Igreja. "Todo o amor de Deus Pai que se manifesta em Jesus nos traz o perdão, a libertação de nossos pecados e nos aponta o caminho para a porta do céu. Ninguém será excluído! Apenas o ser humano irá se excluir se ele não aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador; apenas o ser humano tem o poder de não aceitar salvar-se por Ele, e seria a coisa mais triste que alguém poderia fazer: não aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador", repetiu Dom Jacinto.

Deus escuta a oração e age no tempo certo

Durante a reflexão sobre a liturgia deste domingo, o Bispo recordou a agonia de Jesus quando entrega sua vida, na cruz, recordada na resposta ao Salmo: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?". "Deus nunca fica indiferente à nossa oração. O que acontece é que Deus, às vezes, fica no silêncio, porque ainda não chegou a hora de Ele nos responder (...) Assim nós, tantas vezes nos sentimos na vida: o ego da nossa vida vai até a cruz, lá no Calvário. Tantas vezes nos perguntamos: 'Meu Deus, porque não escuta a minha oração?' Deus sempre escuta. Ainda não chegou a hora! Tudo estava acontecendo até o momento da Ressurreição, aí Deus mostrou onde está todo o poder entre o céu e a terra: em seu filho Jesus Cristo. E todos aqueles que creem e O seguem são filhos da luz. Por mais que coisas ruins aconteçam na nossa vida, por mais provações que possamos passar, todos nós fazemos parte da vitória de Cristo sobre o mal e também sobre nossas fraquezas e limitações. Que Deus nos ajude a ter muita força e que esta seja uma semana muito santa para nós, para nossas famílias e nossa Igreja", concluiu Dom Jacinto.

Fiéis são convidados a colher chás para bênção

Ao final da celebração, o Reitor do Santuário, padre Antonio Vander da Silva, que concelebrou a missa, comunicou um pedido especial de Dom Jacinto aos fiéis para a noite de sexta-feira santa, quando, às 19 horas, partirá a procissão com o Senhor Morto até a igreja matriz São Donato. Todos os participantes que tiverem possibilidade são convidados pelo epíscopo a fazerem a colheita de marcela antes do nascer do sol e, durante o dia, a colher chá amargo. Os chás poderão ser levados para serem abençoados no início da procissão, pelo Bispo. "Durante todo o ano, quando nosso corpo gritar de dor, quando fizermos a experiência da dor em nossa vida, este chá nos unirá à sexta-feira santa: para no dia da sua dor, você lembrar a dor que Jesus passou por mim e por você!", disse em tom forte, padre Vander.

Horários de celebrações do Tríduo Pascal no Santuário SCMJ:
29/03 - Quinta-Feira Santa
19h30min: Missa da Ceia do Senhor
20h30min - 24h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
30/03 - Sexta-Feira Santa
06h: Via-Sacra
07h: Via-Sacra e Adoração ao Santíssimo Sacramento
08h: Via-Sacra
09h: Via-Sacra
10h: Via-Sacra
11h: Via-Sacra
15h: Celebração com Leitura da Paixão
19h: Caminhada do Senhor Morto - Santuário até Igreja Matriz São Donato
31/03 - Sábado Santo
18h30min: Missa da Vigília Pascal
01/04 - Domingo da Páscoa
11h: Missa de Páscoa
19h: Missa